bg

Criando uma equipe de vendas escalável e eficaz

Apesar da profissão do vendedor fazer parte da classe não escalável – a qual seus ganhos são unicamente relacionados à quantidade de trabalho –, é essencial que sua empresa tenha uma equipe de vendas escalável para prosperar em um negócio.

Para atingir esse objetivo, é preciso estruturar um sistema que permita que seus ganhos se multipliquem e, ao mesmo tempo, você tenha previsibilidade do crescimento do seu negócio e controle do dinheiro investido no time comercial.

O processo de seleção de equipe é muito importante neste momento. O mercado está super ativo e oferece ótimos profissionais, porém, você precisa determinar regras e gerir muito bem seus vendedores.

Tenha um método de contratação exigente. Seu “instinto” nem sempre pode ser confiável e pode, muitas vezes, passar por cima de critérios que serão melhor avaliados a partir de um perfil padrão traçado de acordo com o que você realmente precisa.

Um treinamento consistente também permitirá que você consiga mensurar as habilidades e progressos da equipe, garantindo a escalabilidade e até multiplicando os efeitos de uma estratégia ou ação. Com um treinamento base em comum não há ruído de informações e objetivos entre os integrantes.

Trabalhe sempre com o mesmo processo de vendas. Seguindo etapas você consegue identificar qual ponto precisa ser melhorado no processo, tendo uma visão expandida das ações efetivadas e identificando as falhas. A vantagem é que isso permite identificar se elas estão sendo corrigidas cada vez que você repete o passo a passo.

Com um procedimento padrão é possível minimizar a quantidade de surpresas dentro da equipe. 

Outros Posts

Desenvolvido por Zimya