bg

Startup: o início

Desde ter uma ideia até concretizá-la leva tempo, dinheiro e paciência – e definitivamente não é tarefa fácil. Atualmente há dois tipos de empreendimentos: enquanto alguns se denominam negócios tradicionais – como a abertura de uma loja, restaurante ou padarias, por exemplo – outras são conhecidas como startups, pequenos projetos empresariais, focado em ideias inovadoras e/ou com base tecnológica.

No caso das startups, há alguns passos essenciais a serem analisados neste início do negócio. Confira quais são:

Pesquisar e estudar sempre seu negócio e da sua concorrência

Saber se o mercado é amplo ou de nicho identificará o tamanho do público potencial, enquanto o estudo da concorrência ajudará a entender o que os clientes sentem falta no modelo dos competidores.

Estabelecer um modelo de negócios

Que nada mais é do que, a maneira como a empresa vai ganhar dinheiro com seu produto – e para isso é importante pensar e repensar o modelo do seu negócio.

Para Steve Blank, professor das universidades americanas Stanford e Berkley e um dos mais importantes pensadores da cena startup atual, “o modo como você executa e reformula a ideia é mais importante que a ideia em si. Sucesso tem mais a ver com aprendizado, descoberta e redirecionamento de suas hipóteses iniciais”.

Investir em networking

Mais conhecido como “manter os contatos em dia”, o networking faz referência a habilidade de alguém de construir redes de contato, mantê-las e ampliá-las.

Com o plano de negócios montado, fica mais fácil apresentar a ideia e até conseguir colaboração e investidores.

Buscar investidores

Por mais que a cultura do investimento em startups esteja engatinhando no Brasil, já é mais fácil entrar em contato com investidores. Atualmente há diversas aceleradoras ou incubadoras (organizações que ajudam a desenvolver o negócio) em busca de um empreendedor com ideias inovadoras ;)

 

Aqui em Porto Alegre o programa “Desenvolver e fortalecer as Startups Gaúchas – Startup RS” é uma iniciativa do SEBRAE/RS que visa desenvolver e promover empreendimentos inovadores em todo o estado.

Se você tem uma empresa iniciante que explora produtos e modelos de negócios inovadores com foco em tecnologia, o Sebrae está com inscrições abertas para a segunda turma do ano! Inscreva-se em http://sites.sebrae-rs.com.br/startups/

E aí, vai empreender? :)

Outros Posts

Desenvolvido por Zimya