bg

Investidor x investimento

Futuros empreendedores, atenção: você sabe o papel do investidor para o investimento? O NÓS explica para você.

Para uma startup iniciante é muito importante que os objetivos estejam bem traçados. Se você não tem uma solução que atenda à uma demanda do mercado e seja, de fato, comprada pelos consumidores, de repente você não esteja no caminho certo. Pensar nos investidores como patrocinadores de projetos não é o caminho, muito menos se o objetivo passa a ser a conquista de sócios, e não de clientes.

Você pretende criar uma empresa e sua função social é gerar lucros e benefícios à todos os envolvidos, do investidor ao consumidor final, inclusive você. Só assim será possível dar melhores condições aos colaboradores, aumentar os investimentos, expandir sua rede de contatos e por aí vai. Mas receber subsídio financeiro não é outro jeito de gerar lucros e, sim, um investimento feito por alguém.

Esse investidor espera receber um retorno depois, ele quer ver resultados. Ninguém aposta em uma ideia porque ela é legal ou para incentivar sua criatividade. O investidor deixou de colocar muitos (milhões de) reais em outro projeto - seja ele pessoal ou profissional - por você e ele espera que o retorno seja maior do que se tivesse guardado esse valor. Cada centavo desse será dado pelo consumidor da sua ideia que, logicamente, só receberá apoio se ela for tão comprável quanto as outras. Todos saem ganhando quando o empreendedor recebe o lucro tão sonhado e o cliente com a solução que precisava.

Então, o investimento serve pra quê? Para te dar aquele empurrãozinho, melhorar seus processos, a crescer. Ele não é o seu objetivo final, mas sim uma etapa que te possibilita a alcançá-lo.

Boa sorte!

Outros Posts

Desenvolvido por Zimya