bg

Edição 2014 do #HackathonPOA será no Nós Coworking

Nos dias 12 e 13/12 ocorre o #HackathonPOA, maratona de hackers de Porto Alegre, aqui no Nós.

O evento é voltado para desenvolvedores, designers, jornalistas, empreendedores e/ou áreas relacionadas, que serão desafiados a criarem novas ferramentas e aplicativos - com dados disponibilizados através do #dataPOA, portal de dados abertos de Porto Alegre -  em busca de uma cidade melhor, experimentando uma nova perspectiva de cidadania. As melhores soluções serão escolhidas e premiadas.

Nesta segunda edição do evento, haverá palestras sobre empreendedorismo, abertura de dados e meios de pagamento para aplicativos e uma novidade: a participação de Porto Alegre na Hora do Código, movimento mundial pelo ensino de programação. Na ocasião, mentores ministrarão oficinas de programação para crianças e adolescentes. A iniciativa também será transmitida por meio de um hangout para alunos de escolas que aderirem à iniciativa.

A Hora do Código

A Hora do Código é um movimento global que atinge dezenas de milhões de estudantes em mais de 180 países para oficinas de programação. Os professores e alunos da rede municipal de ensino são convidados a colocar Porto Alegre neste mapa mundial. Durante a 2ª edição do #HackathonPOA, maratona em que desenvolvedores se reúnem para criar aplicativos para a cidade com os dados abertos do #dataPOA, dia 12/12, das 10h30 às 11h30, vamos participar da Hora do Código. Um grupo de alunos ficará no local do Hackathon no Nós Coworking, outros grupos de escolas que aderirem à atividade estarão nos laboratórios de informáticas de cada escola. Mentores auxiliarão as crianças e os adolescentes durante a programação. Uma transmissão online conectará as escolas. Não é necessário experiência. Podem participar pessoas com idades entre 4 e 104 anos.

Mais informações no site http://hourofcode.com/br

O evento é uma realização da Prefeitura de Porto Alegre, por meio do #POAdigital, #dataPOA e Procempa, e conta com o apoio do Nós Coworking, Estarte.me, Idea, IBM, O Barão Pizzarias e Iesa.

 

Programação*:

Dia 12 de dezembro

19h30 - abertura do evento

Lynn Fine - Importância do Opendata para as cidades

Ricardo Galho - Meios de pagamento para Apps (GetNet)

Lucas Sagrilo - Aceleração e Incubação (Estarte.me)

Arthur Castro - Como transformar uma ideia em negócio (Dafiti)

Marcelo Tueiv - Planejamento estratégico do #dataPOA (IBM)

21h - Começa o desafio

Sessão de Cinema durante a madrugada! 

 

Dia 13 de dezembro

9h - Apresentação pitches

10h30 às 11h30 - Avaliação do júri e Hora do Código

11h30 - Resultado

*Programação sujeita a alterações.

Outros Posts

Desenvolvido por Zimya