bg

Sabia que a presença de animais de estimação no trabalho diminui o estresse?

Já é de conhecimento geral da nação que a troca de carinho com o cão libera no organismo endorfina, ocitocina e serotonina, que proporcionam sensação de bem-estar e, assim, funcionam como anti estresse. E em 2012 foi comprovado que a presença de pets no ambiente de trabalho traz bem-estar e diminui o estresse do dia a dia. Nesta época, pesquisadores da Universidade Virginia Commonwealth (EUA) colheram amostras de saliva de 450 funcionários de uma empresa de varejo durante uma semana, em que cerca de 30 deles levaram seus cachorros para o trabalho pelo menos um dia. Conclusão: neste grupo, o nível de estresse caiu da manhã para a noite, diferente das pessoas que deixaram o pet em casa. Quem não tinha qualquer animal apresentou maiores quantidades de cortisol, um dos hormônios associados ao estresse.  

Há empresas que não podem se dar a este luxo (devido aos contratos de silêncio em condomínios comerciais ou algum tipo de estatuto que não permite animais em seus andares ou salas), mas o NÓS Coworking é “pet friendly”, que permite um ambiente com pets.

Aliás, os caninos são super bem-vindos aqui! Em 2013 o Golden Retriever do Pablo Rocha, um dos sócios do NÓS Coworking, vivia perambulando pelo escritório. Segundo Pablo, seu pet vinha para solucionar dois problemas: dar uma mudada na rotina de trabalho da empresa e também pra ele não ficar sozinho em casa.

No entanto, os donos dos pets devem estar atentos e tomar alguns cuidados ao levarem seus bichos de estimação para as empresas:

- O local deve ter área confortável, onde o animal possa se deitar e observar o ambiente à sua volta;

- É importante passear fora do ambiente de trabalho uma ou duas vezes durante o dia, em especial para os pets hiperativos;

- Os animais devem estar em bom estado de saúde, com as vacinas em dia e ter boas maneiras (como obedecer seu dono, por exemplo).

Outros Posts

Desenvolvido por Zimya